Suas velas precisam de cuidados!
- Dani Garbiatti
- 14 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de ago. de 2024
As velas, sejam elas aromáticas ou apenas decorativas, requerem cuidados especiais, assim como qualquer outro objeto dentro de nossa casa.
Pode soar estranho, mas é isso mesmo, até nossas queridas velas necessitam de alguns cuidados básicos para durarem mais tempo e consequentemente deixar nossas ambientes perfumados e aconchegantes.
Com o passar do tempo as velas foram ganhando outros sentidos em nossas vidas, e hoje elas são muito mais do que simples objetos de decoração ou fonte de luz quando acaba energia.
As velas passaram a ser nossas aliadas em rotinas de autocuidado e relaxamento, trazendo um clima aconchegante para os nossos lares.
Sem contar que depois que elas acabam, podemos reaproveitar esses potinhos lindos como porta trecos, e até mesmo um lindo vasinho de plantas.
Aqui em casa tem vela espalhada por todo canto!
Mas para aproveitarmos tudo o que elas tem a nos oferecer, e prolongar a sua durabilidade, precisamos adotar uma rotina de cuidados desde a primeira queima.
Além disso, é sempre bom lembrar que é importante praticarmos o consumo consciente, portanto, essas dicas vão te ajudar a realmente desfrutar das suas velas até a última gota de cera!
VAMOS AOS CUIDADOS BÁSICOS
01 | A piscininha é importante
Ao acender sua vela, é importante que você deixe ela acessa até que a primeira camada de cera se derreta por completo, formando um pequeno lago que chamamos de "piscininha", desde o pavio até a parede do pote. Esse processo pode levar de 2 a 3 horas, dependendo do diâmetro da sua vela.
Isso faz com que a cera comece a exalar os aromas tão desejados e é imprescindível para que não se forme o que chamamos de túnel. Túnel nada mais é do que um buraco causado pela queima curta, que vai fazer com que a cera que está nas paredes do pote não derreta, prejudicando assim a queima geral e a expansão dos aromas.
Você já deve ter ouvido a seguinte frase: Vela tem memória!
Eu posso te afirmar que sim!!
Ela tem memória, e se você fizer a queima direitinho, eu te garanto que ela vai derreter da mesma forma todas as vezes!!
02 | Cortar o pavio faz parte
Cortar ou aparar o pavio, é algo muito importante e que deve ser feito com frequência.
Não pense que isso é uma questão estética.
Não, isso não é!
O corte do pavio é um cuidado muito importante para evitar que a chama da sua vela não fique muito alta e consequentemente deixe a borda do seu pote com aquela fuligem escura.
Fora isso, não aparar corretamente o pavio vai fazer com que sua vela dure pouco, afinal, chama alta, queima mais rápida, por isso, apare o pavio sempre antes de acendê-la.
O ideal é deixar o pavio entre 3 e 5mm.
Como fazer isso?
Existem várias maneiras de se aparar o pavio. Uma delas e a mais recomendada, é utilizar o aparador de pavio, pois ele possui um formato apropriado para aparar o pavio queimado e evitar que ele caia dentro cera.
Outra forma é utilizar tesoura ou alicate de unha.
Mas lembre-se, antes de aparar o pavio, certifique-se de que a cera está completamente seca, assim caso ele caia dentro do pote, não vai ser tão difícil de tirá-lo de lá!
03 | Se o pavio se deslocar, volte-o para o lugar
Uma vela é composta por ceras que se derretem com o calor do pavio aceso, portanto o pavio pode se deslocar na cera liquida e ficar descentralizado durante a queima, principalmente quando sua vela estiver chegando ao final.
Esse deslocamento pode fazer com que a queima seja prejudicada em uma das bordas, por isso é importante re-centralizar o pavio. Para isso utilize uma pinça ou até mesmo um palito.
4 | Não assopre sua vela!
Mas como assim?
Por que não posso assoprar minha vela?
Eu te explico!!
Toda vez que assopramos nossas velas, é possível que caia fuligem e até mesmo um pedaço do pavio que já foi queimado, sobre a cera derretida, e como eu disse na dica anterior, se isso acontecer, vai ser difícil conseguir retirar.
Então como eu apago minha vela?
Assim como o corte do pavio, existem algumas maneiras para apagar uma vela. Uma delas, é utilizando o abafador de velas. Um utensílio parecido com um sininho, geralmente feito de aço, que colocamos sobre a chama para que ela se apague.
Outra forma interessante de se apagar uma vela é utilizando a própria tampa do pote.
Sim, a tampa pode te ajudar nessa função!! :)
Basta colocar a tampa sobre o pote e pronto!!
Tampando o recipiente, a quantidade de oxigênio no interior do pote sofre uma redução e assim a chama se apaga!!
Esses são cuidados básicos que ajudam a prolongar a duração das nossas estimadas velinhas!
Caso você tenha alguma outra dica, compartilhe coma gente!!
:)
Comments